3. World Press Photo
"A World Press Photo tem como objetivo denunciar, através do fotojornalismo, a violação de direitos humanos, celebrar esses direitos, lutar pela liberdade de informação e premiar agentes que compartilam esses propósitos."
Dentro da proposta fotojornalísitca, apresentada pelo Profº Ênio, e após uma breve introdução sobre fotografia e a importancia do registro jornalístico, seja complementando a notícia ou sendo sua imagem a própria notícia, apresentamos o seminário sobre o trabalho desenvolvido pela organização World Press Photo.
Organização criada em 1955, com sede em Amsterdã, na Holanda, quando os membros do sindicato dos fotojornalistas holandeses tiveram a idéia de criar uma competição internacional para complementar uma nacional, a Câmara Zilveren criada em 1949. Eles desejavam, não só, se beneficiar com as impressões de colgas fotojornalistas do mundo inteiro, realizar exposições e premiá-las, mas ir mais além: extrair seus aspectos educativos e comunicativos.
O organização preocupa-se, também, com a formação e a instrução continuada desses profissionais e daqueles que se interessam em começar na profissão. Realizam a Joop Swart Masterclass, anualmente, e realizam a exposição dos gahadores do Concurso Anual, em 45 países e traduzido para mais de 06 idiomas.
O trabalho apresentado, em sala, procurou abordar elementos do fotojornalismo através dos arquivos extraidos do próprio site, levantando questões sobre os tremores ocorridos no Haiti e da discussão sobre a foto ganhadora de 2010, feita por Jodi Bieber.
Um comentário:
Interessante nesse ponto do seu trabalho é como você utiliza o hiperlink para aprofundar o que é dito! Parabéns!
Postar um comentário