quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pós-Graduação: Seminários turma de Tradução!

2. Currículo e Organização: As equipas educativas como modelo de organização pedagógica.

O trabalho apresentado em sala, sobre texto de José dos Santos Pimenta Formosinho (conhecido como José Formosinho) e Joaquim Machado, relata a massificação da escola portuguesa nas últimas décadas do século XX e suas transformações quantitativas e qualitativas e seus resultados.
O texto apresenta, também, como a instituição escolar, juntamente com o corpo docente, pode evitar essa massificação incentivando a interdisciplinaridade dos professores com os alunos na elaboração de projetos, criando, assim, as "Equipas Educativas" na renovação pedagógica da escola.
Essa renovação na organização escolar irá favorecer: 1) Um melhor conhecimento aos discentes e suas evoluções durante o processo de aprendizagem;
2) O trabalho colaborativo dos professores e a gestão integrada do currículo;
3) Uma organização mais transparente da escola e
4) Uma gestão pedagógica muito mais adequada, da que se tem atualmente.
O texto discutido em sala levantou muitos questionamentos, principalmente sobre o processo de avaliação e da progressão continuada, atualmente adotados pela Governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: